top of page

CENTRO CULTURAL

Cultura, Lazer e Sustentabilidade. Apenas três vocábulos detentores de valores infindáveis que foram corporificados no projeto do Centro Cultural Espaço 3 que dará uma oportunidade à população pessoense e visitantes de usufruir de espaços de lazer, cultura e educação em ambientes de qualidade ambiental e arquitetônica, ao mesmo tempo que possibilita a interação dos seus usuários com o contexto urbano e o paisagismo também produto deste projeto.

Localizado na capital paraibana, o terreno do projeto está inserido num trecho de ligação de duas importantes vias arteriais da cidade de João Pessoa, a Avenida Presidente Epitácio Pessoa e a Avenida Ministro José Américo de Almeida.

LOCALIZAÇÃO
ZONEAMENTO
EMPRAÇAMENTO
EIXOS DE CIRCULAÇÃO
PLANTAS BAIXAS, CORTES E FACHADAS

Para a proposta de implantação das edificações foram consideradas aspectos legais, como a taxa de ocupação permitida para o bairro, e aspectos da morfologia urbana do trecho. O bairro em geral é formado por edifícios de baixo gabarito, por essa razão na proposta do edifício há uma predominância da horizontalidade. Foi procurado também criar uma zona de “fôlego” urbano, através de recuos, principalmente naqueles voltados para as vias principais, gerando amplos cones visuais tanto para o edifício como para o seu entorno nos quais foram trabalhadas extensas áreas verdes e caminhos interligando os diferentes pontos do terreno. Ambas as soluções também propiciaram a melhoria da qualidade térmica no conjunto edificado e nos edifícios da vizinhança. Foram gerados dois eixos físico e visualmente permeáveis que interligam as arestas do terreno. O eixo longitudinal passa por entre os dois blocos e sob a passarela que os interliga, todo o percurso é realizado externamente aos edifícios. O eixo transversal está inserido no interior dos edifícios marcando as duas chegadas principais destes, é neste sentido que a passarela que interliga os halls circundados por áreas verdes e equipamentos externos anexos como: planetário, parque, cinema ao ar livre/espaço para apresentações, área para piquenique e uma amplo pátio descoberto de caráter multiuso.

O bloco menor, onde funciona a entrada principal, é onde estão locados os ambientes voltados para o lazer. Ele abriga um cinema com quatro salas, praça de alimentação, livraria, cafeteria e dois pátios: um no último pavimento, onde funciona um espaço de descanso para os visitantes, e outro à meio nível abaixo do térreo que serve como espaço para atividades múltiplas e interliga- se por uma escada-arquibancada com o pátio descoberto. No bloco maior funciona os equipamentos culturais e áreas administrativas como: salas administrativas e multiusos; área de exposição – esta já começa a se desenrolar desde a passarela de ligação dos blocos; auditório; escolas de dança e música; e uma biblioteca com acesso independente que destaca-se na volumetria convidando os usuários externos a frequenta-la. A volumetria foi resolvido em dois volumes puros e independentes interligados por uma galeria central e um volume anexo em forma de cúpula para o planetário.

bottom of page